top of page
Untitled-2-[Recovered].png

Custo-efetividade do uso de suplemento nutricional oral especializado no tratamento de feridas crônicas | Dra. Ana Clara A. Costa

  • Foto do escritor: BRASPEN
    BRASPEN
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Uma ferida é resultante da perda funcional, estrutural e anatômica da barreira cutânea, comprometendendo sua integridade.  As feridas podem ser classificadas como agudas, quando o processo de cicatrização ocorre dentro do tempo estimado; ou feridas crônicas, quando são caracterizadas por processo desordenado e inoportuno de reparação tecidual, podendo alterar a estrutura inicial. 


Inúmeros fatores contribuem para a elevação da incidência de feridas crônicas no mundo, como o aumento da longevidade populacional, aliado à ocorrência precoce de doenças crônicas como o diabetes mellitus. Essas lesões representam uma epidemia silenciosa e um grave problema de saúde pública no mundo, impactando diretamente nos custos do sistema de saúde bem como na qualidade de vida dos pacientes, ao envolverem internações prolongadas, necessidade de cuidados domiciliares, tratamentos complexos, terapias adjuvantes e estão associados a altas taxas de recorrência.


O processo de cicatrização de feridas é complexo, envolve várias etapas em uma cascata organizada de eventos bioquímicos e celulares, que pode sofrer várias interferências, mofifcando esse processo. O estado nutricional do paciente pode impactar diretamente nos resultados, pois a desnutrição pode comprometer a resposta imunológica, a formação de fibroblastos e modificar todas as fases da cicatrização devido ao estado catabólico causado pela inflamação persistente. Nesse cenário, o uso de suplementos nutricionais compostos com substâncias específicas para cicatrização tem sido proposto como estratégia adjuvante ao tratamento convencional.


O estudo de Mehl et al., publicado em 2025 no Value in Health Regional Issues, foi conduzido no Sistema público brasileiro e avaliou a custo-efetividade e o impacto orçamentário ao comparar o uso de 2 suplementos nutricionais orais (SNOs), o SNO padrão (Nutren Senior®) e SNO especializado contendo arginina, prolina, vitaminas A, C e E, zinco e selênio (Novasource Proline®), ambos da Nestlé. 


A análise se deu por meio de um modelo de árvore de decisão seguido de análise de impacto orçamentário para um horizonte de cinco anos. No estudo a população elegível compreendeu três grupos  de pacientes com feridas complexas, divididos em: lesões por pressão, úlceras vasculares e pés diabéticos. O processo cicatricial foi avaliado em 3 momentos (inicial, 1 semana e 2 semanas após o uso de SNO), através da redução da área da ferida por teste de Mann-Whitney, e considerado fator preditivo de cicatriz quando houve redução ≥15% da área da lesão, por semana.


Embora tanto o custo por dose, quanto o custo semanal do SNO especializado (USD 4,3 / 60,25 versus USD 3,01 / 42,22) tenha sido superior, os custos relacionados ao manejo das feridas foram significativamente menores nesse grupo, com redução de 24,31% ao final da segunda semana, versus 21,38% no grupo controle. 


Os resultados demonstram que o uso de SNO especializado, quando comparado com SNO controle, demonstrou ser custo-efetivo (mais barato e mais eficaz), considerando a presença do fator preditivo de cicatrização. O estudo de impacto orçamentário projetado para cinco anos evidenciou uma economia acumulada de mais de USD 330 milhões, considerando a substituição progressiva do suplemento padrão pelo suplemento especializado nos três grupos de feridas avaliados.  


Os autores destacam que, na prática clínica habitual, a suplementação nutricional não é rotina, o que sugere que estudos comparando o uso de SNO especializado e a ausência de SNO, os benefícios podem ser ainda mais expressivos. A análise de sensibilidade confirmou que os principais determinantes da economia estão relacionados aos custos diretos do tratamento das feridas, à maior efetividade na cicatrização promovida pelo suplemento especializado, o que reduz a necessidade de curativos avançados e tempo de tratamento.

 

O presente trabalho conclui que no cenário avaliado do sistema público de saúde brasileiro, utilizar SNO especializado no manejo de feridas crônicas em pacientes, com e sem diabetes mellitus, é uma estratégia que se mostrou custo-efetiva e pode ser considerada uma ferramenta promissora tanto na condução clínica bem como na redução do impacto orçamentário despendido com manejo dessa feridas.


Referência

Mehl AA, Pagliosa VMR, Tauil DA, Rosenfeld VAS. The Use of a Specialized Oral Nutritional Supplement in the Management of Chronic Wounds in Patients With and Without Diabetes Mellitus: Cost-Effectiveness Analysis. Value Health Reg Issues. 2025;45:101049. doi:10.1016/j.vhri.2024.101049


bottom of page