top of page
Untitled-2-[Recovered].png
bannermodelo.png

A Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) desenvolveu uma ferramenta inovadora para avaliação e desenvolvimento de Equipes Multidisciplinares de Terapia Nutricional (EMTN). O Modelo de Maturidade por Competências em Terapia Nutricional (MMCTN) vai além do diagnóstico situacional, oferecendo um roteiro claro e estruturado para a evolução das equipes.
 

Baseado na metodologia do Capability Maturity Model (CMM) , o MMCTN adapta esse conceito para o contexto hospitalar brasileiro, considerando suas especificidades e regulamentações. O modelo foi concebido para fornecer um caminho estruturado para o desenvolvimento organizacional contínuo.

Dr. Haroldo Falcão
Vice-presidente da SBNPE
Para iniciar a avaliação da sua equipe, acesse o formulário de autoavaliação:
Estrutura do Modelo

A arquitetura do MMCTN organiza a avaliação em seis domínios fundamentais que abrangem todas as dimensões críticas da EMTN

Administrativo
Governança e estrutura organizacional.
Assistencial
Núcleo das atividades clínicas da EMTN
Recursos e Insumos
Gestão de materiais necessários à operação
Educação e Treinamento
Desenvolvimento contínuo de competências
Pesquisa e Desenvolvimento
Geração de conhecimento científico
Gestão da Informação
Coleta, processamento e uso de dados para tomada de decisões

Cada domínio é avaliado em cinco níveis progressivos de maturidade, que vão do Nível 1 (Inicial) ao Nível 5 (Excelência).

Desenvolvimento e Validação

A presente versão 2.1 do modelo representa uma evolução significativa em relação à versão original, incorporando melhorias baseadas em validação empírica. Um processo de validação estruturado foi conduzido com cinco EMTNs representativas do cenário nacional, abrangendo hospitais públicos e privados de médio e grande porte.

​

Os resultados da validação foram positivos, com uma pontuação média de usabilidade de 77,0+16,8 pontos, o que classifica o sistema como "Bom". A taxa de aceitação, com pontuações acima de 70 pontos, foi de 80%. O feedback dos participantes levou a melhorias na linguagem e na estrutura do questionário, que foram incorporadas na versão atual.

Para aprofundar o conhecimento sobre a fundamentação teórica e o processo de validação, confira o artigo científico que detalha o modelo

A SBNPE planeja a distribuição ampla do modelo e da ferramenta de cálculo para a comunidade nacional de profissionais. O objetivo é coletar feedback adicional para refinar a ferramenta, validar sua aplicabilidade em diversos contextos e consolidar o modelo como padrão nacional de avaliação de maturidade em terapia nutricional.

Realização:​​​

Ativo 1_4x-8 (1).png
bottom of page