Campanha Diga Não à Lesão Por Pressão - Letra I
- BRASPEN
- 25 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2020

Vídeo-Aula - Letra I: Inspecionar a integridade cutânea
A inspeção inicial da integridade cutânea é ação principal e essencial na prevenção, classificação, diagnóstico e tratamento da LP. A condição da pele pode servir como um indicador de sinais precoces de danos, oferecendo oportunidades para identificar e intervir precocemente quando alterações cutâneas são identificadas
Achados como ressecamento, excesso de umidade, diminuição do estrato córneo ou inflamação enfraquecem a função de barreira da pele e aumentam a suscetibilidade para LP. No ambiente hospitalar, cuidado extra deve ser dado à pele com pigmentação escura, pois LP em estágio 1 são subdetectadas em indivíduos desse grupo, uma vez que alterações de cor são mais difíceis de serem visualizadas. Neste caso, considere a avaliação da temperatura da pele e da umidade subepidérmica como estratégias importantes de avaliação adjunta.
Neste contexto, o cuidado com a pele íntegra também merece importância. A hidratação da pele e o consequente equilíbrio hídrico cutâneo são fatores fundamentais para garantir a integridade e a função do tecido. Dentre as principais funções da hidratação, pode-se destacar a reparação da barreira da pele, manutenção da aparência, manutenção da capacidade da barreira lipídica para atrair, manter e redistribuir a água. Existem disponíveis diversos insumos que podem ser utilizados no combate à desidratação da pele, como, por exemplo, à base de alfa-hidroxiácidos, glicerina, ureia, propilenoglicol e lipídeos.
![Untitled-2-[Recovered].png](https://static.wixstatic.com/media/adad56_74c25df5ebed40b8a70ae11185246363~mv2.png/v1/crop/x_156,y_105,w_572,h_279/fill/w_156,h_76,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Untitled-2-%5BRecovered%5D.png)


